Lojas Virtuais / E-commerce

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Quero abrir minha loja virtual


Começar um novo negócio, como uma loja virtual, é uma tarefa difícil, existem obrigações e necessidades que as pessoas não sabem no início e que podem atrapalhar a pôr em prática o sonho de cada um, o que compromete todo o empenho pessoal dos empreendedores.


Uma maneira de diminuir esse impacto é construir passo a passo o negócio, vivenciando assim aos poucos essas atividades e conseguindo atender as necessidades dos clientes, fornecedores e a burocracia governamental.


Desta forma, indicamos para empreendedores iniciantes que comecem com uma loja virtual pronta, podendo assim experimentar esse novo ambiente e a partir das próprias necessidades saber no futuro o que realmente precisa e eventualmente construir um e-commerce próprio.


Existem muitas vantagens nestas lojas prontas:

  • Custo inicial baixo ou até mesmo gratuito;
  • Funcionamento simples;
  • Diversas opções de layout prontos;
  • Rápido para colocar no ar;
  • Diversos meios de pagamento (Cartão de crédito, boleto, etc.);
  • Diversos tipos de frete (correios, transportadoras, motoboy, etc.);
  • Possibilidade de integração com outros sites de e-commerce e redes sociais;
  • Possibilidade de integração com outros sistemas.


Da mesma forma, existem alguns problemas também:
 

  • Algumas lojas tem participação nas vendas, o que diminui a margem de lucro do lojista;
  • Alguns recursos só estão disponíveis para planos mensais mais caros;
  • Funcionalidades e layout e restritos ao funcionamento padrão da loja, não pode ser feito de acordo com a vontade do lojista;
  • Cada loja trabalha melhor com um ou outro meio de pagamento ou frete, podendo não aceitar o meio de pagamento ou frete que o lojista gostaria de ter;
  • Não existe atendimento de suporte pessoal, as tarefas de suporte são sempre online em sua maioria por abertura de chamados, robôs de chat ou apenas por e-mail.



Por onde começar então e o que levar em consideração para iniciar uma loja virtual:


Defina o que será vendido

Defina que tipo de produtos irá vender, se você irá produzir ou re-vender itens, se precisará de um estoque físico de produtos, quantos itens diferentes pretende ter na loja.

Isso te dará um norte do tipo de loja que precisará abrir e eventualmente ver a necessidade de integrar a loja com algum sistema ou local externo de estoque de produtos.

Fale com o seu contador

O contador é quem vai te ajudar a abrir a empresa e verificar quais são os impostos que você terá de acordo com o tipo de produto que você irá vender, se existem diferenças de impostos para venda no mesmo estado e fora do estado, entre outras informações.

Mesmo pessoas que já possuem lojas físicas, ao abrir a possibilidade de comércio online podem ter mudanças de impostos.

É interessante saber se o contador utiliza algum sistema para gerenciar as suas notas de venda, muitas lojas prontas podem ter integração com o mesmo sistema do contador, o que facilitará a vida de todos.

Identidade visual

Você já tem um logo para a sua loja? Ele é o ponto de partida para a padronização de cores e o conceito da sua marca, através dele todo o restante do material visual será feito, do site a embalagem dos seus produtos para entrega.

Fotos e descritivos dos produtos

Fotos de qualidade que apresentem e realcem os produtos são fundamentais para deixar o site atrativo e vendedor e o layout da loja deve levar em consideração as fotos e a quantidade de texto de cada produto para que o resultado seja o esperado, esse é um ponto que faz diferença investir.

Como serão entregues os produtos?

São produtos leves ou pesados? Como serão embalados?

Alguns modelos de frete como sedex ou motoboy tem limitação de peso/volume dos produtos, então não só o peso do produto como a embalagem pode influenciar nisso.

Outro ponto importante é, independente da transportadora escolhida, quanto tempo você precisa para ao receber um pedido de compra realizar a entrega para uma transportadora? Esse é o seu tempo de “produção”, quando tiver que indicar na loja o prazo de entrega você deve somar este tempo com o tempo da transportadora escolhida (Sedex, Transportadora, Motoboy, etc)

Como serão pagos os produtos?

A sua empresa já possui conta em banco? Vai ser utilizado cartão de crédito? Vai utilizar um meio de pagamento integrado como Pagseguro, Moip, etc.?

Aqui existem diversas opções de meios de pagamento com taxas maiores ou menores de recebimento, opções de parcelamento com e sem juros, adiantamento de recebíveis, etc. 

O importante é saber se a sua empresa já possui algum meio contratado e com isso a  loja virtual deve aceitar este meio de pagamento.

Como escolher uma loja virtual

Com base nas respostas dos itens acima é possível procurar as lojas que se adaptem  melhor ao tipo e quantidade de produtos, que possuam os meios de pagamento e de frete desejados e que tenham a possibilidade de integração com outros sistemas como o do contador.


De maneira geral indicamos estas lojas:


Loja Integrada - https://lojaintegrada.com.br

Possui plano gratuito para poucos produtos, não tem comissão/custo por venda realizada, possível integrar com loja do Facebook.

nuvemshop - https://www.nuvemshop.com.br/

Possível integrar com loja do Facebook e Instagram, possui integração com frete da Loggi para algumas cidades.

Como ponto negativo cobra além da mensalidade uma taxa por venda concluída.

Tray - https://www.tray.com.br/

Possibilidade de vender os produtos em marketplaces como Submarino ou Amazon com taxa de comissão por venda, não tem comissão/custo por venda realizada quando feita no próprio site, tem pacote de disparo de mailing incluso na mensalidade.

Mas e se você precisar de ajuda para escolher e configurar inicialmente a loja virtual?

Podemos fazer o serviço de adaptação da loja virtual, cadastramento inicial de produtos e explicação básica do funcionamento da loja escolhida para que você possa começar a vender seus produtos.


Os serviços incluem:
 

  • Ajuda na escolha da loja Virtual
  • Cadastramento da empresa na loja
  • Escolha do Template a ser utilizado
  • Inclusão de logotipo e cores da identidade visual
  • Cadastro de até 30 produtos com Fotos
  • Cadastro de Categorias
  • Cadastro de até 15 Marcas, Categorias e Fornecedores
  • Configuração de até 2 Meios de Pagamento
  • Configuração de até 2 tipos de Frete
  • Configuração de até 2 Administradores
  • Configuração de links para as Redes Sociais
  • Inclusão de textos descritivos como Política de Entrega, Trocas, Pagamento, Quem Somos


Importante: Todas as fotos, descritivos dos produtos, logotipo, identidade visual e textos devem ser fornecidos pela empresa contratante para início dos trabalho.

Custo: R$ 3.000,00 em 2 vezes de R$ 1.500,00.

E para projetos personalizados que envolvem e-commerce entre em contato para um orçamento.